Os Anos 90 e O Fim da Farofa.

Rock moderninho, letras mais diretas, melancólicas e menos politizadas. Assim resumo o que foi os Anos 90.  Década que, para alguns, foi a mais criativa e cheia de qualidades, e para outros, a que marcou o início da decadência assombrosa que vive a música até os dias atuais.

Até chegarmos em 1990, muita coisa mudou, muitas revoluções ocorreram e a medida que o tempo passava, os países firmavam sua cultura. O mundo viajou do blues ao rockabilly, do rockabilly ao jazz, do jazz a psicodelia, da psicodelia ao punk, do punk ao hard rock e por fim, do hard rock ao alternativo.

A longa e tortuosa Estrada das Mudanças parece ter chegado ao fim nos 90s, onde desde então, a música sofre um processo de estagnação sem a nascença de nenhum outro estilo musical às alturas de que os nossos ouvidos mereçam – com todo o respeito.

Oasis, uma dos principais grupos dos anos 90 / Popload
Oasis, um dos principais grupos dos anos 90 / Popload

Ou estamos mal acostumados ou eu não sei o que tá rolando. Os Anos 90 se foram como num piscar de olhos e bandas como Oasis, Black Crowes e Sublime foram cuspidas pelo furacão da música para que continuássemos de barriga cheia.

As características que citei no início do texto e que caracterizam todos(tá, quase todos) os grupos da década nos mostram um fator. Você, ouvindo ‘Californication’ ou o seu ‘Nevermind’, já reparou nas diferenças entre o som desses álbuns e o som de algum álbum do Van Halen, por exemplo? Não? Ouve de novo que você vai reparar na(s) diferença(s).

Aquela coisa “farofa” que você provavelmente reparou em algum disco do Van Halen e que veio sendo tomado como fator para encaixar uma banda em um determinado line-up de festival, por exemplo, deixou de existir em assim que chegamos aos anos 90. Não sei se foi teoria da conspiração, mas a partir do dia 31 de dezembro de 89 as coisas(aparentemente)mudaram.

Os nem tão aclamados “Use Your Illusion” do Guns N’ Roses, que foram lançados em 1991, apresentam uma sonoridade totalmente diferente de “Appetite for Destruction”. Não precisa nem ser fodão em matemática pra perceber a diferença entre um álbum e outro.

Não preciso nem citar as bandas que vieram a surgir e os discos que vieram a ser lançados, mas abaixo você pode conferir alguns trabalhos que representam essa Revolução Oculta da Música e que vão facilitar na diferenciação do estilo de música de outras décadas.

The Black Crowes, ‘Shake Your Money Maker’. 1990.
Guns N’ Roses, ‘Use Your Illusion I & II’. 1991.
The Smashing Pumpkins, ‘Siamese Dream’. 1993.
Beck, ‘Odelay’. 1996.
Oasis, ‘(What’s The Story) Morning Glory?’. 1995.
Red Hot Chili Peppers, ‘Californication’. 1999.

Não sei se nos anos 90 o cenário musical obteve uma melhora ou piora, só sei que A Farofa acabou em 1989 e nunca mais deve voltar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s